Tipos de carne que melhor acompanham cada tipo de vinho

Por que maio é o mês das noivas
14 de março de 2019
As melhores trilhas sonoras para sua viagem
29 de março de 2019

Tipos de carne que melhor acompanham cada tipo de vinho

Quem não ama apreciar um bom vinho ao lado de uma boa companhia ou um delicioso prato – Seria esse o desejo de muitas pessoas nesse exato momento. Mas para harmonizar cada tipo de prato é preciso conhecer e ser um bom apreciador de vinho. Seja ele qual for!

Mas se você ainda é um pouco leigo no assunto, nós preparamos esse texto especialmente para você! Conheça agora os melhores vinhos para cada tipo de carne.

Antes de darmos início, alguns pontos devem ser observados na hora de harmonizar vinhos com carnes. O primeiro passo é observar o modo de preparo do prato e os temperos que serão utilizados na receita, para então escolher o rótulo certo para acompanhar cada tipo de carne.

É preciso lembrar que harmonizar significa combinar os sabores dos ingredientes, para evitar que o sabor de um se sobreponha ao do outro e altere o paladar.

Carne vermelha

Carne vermelha combina com vinho tinto, mas é a forma de preparo da carne e o tipo de molho que vão determinar qual uva é mais indicada. Cortes grelhados, servidos com molho forte pedem vinho tinto de corpo médio a robusto estio Cabernet Sauvignon, Malbec e o Shiraz.

Carne suína

A carne de porco é bastante versátil e um verdadeiro curinga na harmonização de vinhos. Cortes mais gordurosos, como pernil e costela, combinam com vinhos tintos, como Pinot Noir, Tempranillho e Merlot. Cortes mais magros e de sabor mais suave, como a picanha e o lombinho, harmonizam com vinhos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Carnes de caça

Carnes de caça, como javali, coelho, pato e cordeiro têm um sabor bem característico e forte, por isso precisam ser acompanhadas de vinhos tintos encorpados.

Frutos do mar

Para a harmonização de vinhos com frutos do mar, também é preciso observar o preparo. Para acompanhar moquecas, os indicados são Sauvignon Blanc e Riesling. Os vinhos rosés e espumantes também fazem um casamento perfeito com pratos bem temperados, como casquinha de siri e receitas com leite de coco e dendê.

Achou complicado? Calma, aos poucos você vai pegando o jeito e vai aprendendo a harmonizar cada tipo de carne ao seu vinho ideal.

Mas se você deseja apreciar um bom vinho sem precisar colocar a mão na massa, o San Marino dispõe de uma nova de carta de vinhos selecionados, com as mais diversas variedades e nacionalidades. Vale a pena conferir!

Gostou desse texto? Quer ficar por dentro de outros posts sobre o assunto? Basta acompanhar nosso blog diariamente e nossas redes sociais instagram @hotel_san_marino_ e Facebook Hotel San Marino.