Receitas para o Dia da Cachaça

Programação de eventos em Goiânia
5 de setembro de 2018
Sorvetes Gourmet para preparar em casa
21 de setembro de 2018

Receitas para o Dia da Cachaça

          O Dia Nacional da Cachaça foi ontem mas não poderíamos deixar essa data passar em branco. A bebida é nacionalmente brasileira e possui uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade do nosso país.

          Pensando nisso, nós separamos um mix de 5 receitinhas que utilizam a cachaça que por sua vez proporciona um paladar muito mais acentuado e perfumado.

           Já as carnes ficam com a textura macia, e um leve sabor adocicado da cana-de-açúcar. Confira agora as receitas que separamos para você!

Pudim de leite condensado com cachaça.

Ingredientes:

1 litro de leite
2 caixas de leite condensado
8 ovos inteiros
10 gramas de amido de milho
50 ml de cachaça envelhecida

Para o melado:

50 ml de cachaça envelhecida
400 gramas de açúcar

Modo de preparo do pudim:

Bata os ingredientes no liquidificador por cinco minutos e, depois, acrescente a cachaça. Unte a forma com manteiga e adicione o preparo batido. Leve em banho-maria ao forno preaquecido a 180°C por 40 minutos.

Modo de preparo do melado:

Em uma panela, derreta o açúcar com água e mexa sem parar. Quando estiver em ponto de cobertura, bem líquida, acrescente a cachaça. Desenforme o pudim e jogue por cima essa calda.

Frango na cachaça com batatas douradas

Ingredientes:

1 kg de frango em pedaços
1 limão espremido
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de páprica picante
2 xícaras (chá) de cachaça
500 gramas de batata
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de salsinha picada

Modo de preparo:

Tempere o frango com suco de limão e sal. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho, a páprica e o frango. Quando a carne estiver macia, junte a cachaça e deixe cozinhar até evaporar. Cozinhe as batatas com sal até ficarem macias. Então, doure-as na manteiga e acrescente a salsa. Coloque as batatas junto ao frango em uma travessa e sirva em seguida.

 

Biscoito de cachaça

Ingredientes:

2 copos de cachaça
1/2 copo de óleo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
750 g de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Numa tigela, misture a cachaça, o óleo e o fermento. Acrescente farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que solte das mãos e tenha consistência para cortar. Sobre uma superfície enfarinhada, corte a massa no formato desejado. Coloque-os em assadeiras untadas com óleo e asse em forno a 180ºC até que fiquem dourados. Retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro.

 

Arroz caipira na cachaça

Ingredientes:

1 cebola
2 xícaras (chá) de arroz branco
3 xícaras (chá) de água fervente
1 folha de louro
Sal a gosto
Azeite de oliva
1 e 1/2 xícara (chá) de amêndoas laminadas
1 xícara (chá) de cachaça

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça um fio de óleo e a cebola picada, espere dourar e misture o arroz. Adicione água, louro e sal. Deixe no fogo por 25 minutos ou até que os grãos estejam cozidos. Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira com azeite, junte as amêndoas e a cachaça. Deixe dourar sempre mexendo. Misture o arroz com as amêndoas e sirva em seguida.

            Gostou das receitas? Que tal chamar os amigos e prepará-las em casa? É uma ótima ideia para deixar pratos simples mais sofisticados. Quer ficar por dentro de mais receitas como essa? Basta acompanhar a gente no Blog e nas nossas redes sociais Instagram @hotel_san_marino e Facebook Hotel San Marino.