Maceió: artesanato e feiras – San Marino

Maceió: artesanato e feiras

TENHO QUE VIAJAR: O QUE FAZER
21 de março de 2020

Maceió: artesanato e feiras

Quando você vai para Maceió além das praias, a capital alagoana tem muito para te oferecer. Você sabia que a cidade é repleta de feiras artesanais e com uma variedade de materiais que impressiona? Fios, tecidos, fibras, madeira, semente de coco, barro, argila, ferro e couro se transformam em preciosidades nas mãos dos nossos artesãos. Olha que oportunidade pra vir à Maceió e conhecer um pouco de nossas feiras! Confira nossa listinha e aproveite para comprar as famosas lembrancinhas da viagem.

Tipos e estilos do artesanato em Alagoas

Filé alagoano

O colorido dos fios e a originalidade da arte, que ganhou expressão às margens das lagoas, conta com um bairro inteiro dedicado à sua produção. Ademais, o Pontal da Barra é o maior centro desse bordado genuinamente alagoano, considerado Patrimônio Imaterial Cultural.

Os turistas podem encontrar artigos de casa, vestuário e decoração confeccionados a partir do filé, da renda de bilro, rendendê, patchwork – “trabalho com retalho” e os lindíssimos e deliciados bordados ‘boa noite’.

Fibra de bananeira

A arte é típica da Zona Rural de Maragogi, no litoral Norte alagoano. A partir da folha da bananeira, os artesãos locais produzem bolsas, carteiras e também artigos de decoração.

Palha de ouricuri

Palmeira típica do litoral Sul alagoano, a folha do Ouricuri é desfiada para se transformar em matéria prima dos mais diferentes artigos, tais como acessórios e itens para a casa.

Palha de taboa

Produzidas por mulheres artesãs da cidade, a planta se transforma em utensílios, tapetes e bolsas. No litoral Sul alagoano, que a palha da Taboa dá vida a peças de cores únicas.

Semente de Coco

Uma das maiores riquezas do litoral alagoano são os seus coqueirais. Por isso, as sementes do coco se tornam matéria prima abundante para a produção de acessórios decorativos, tapetes e esculturas.  

Ferro

Materiais como o alumínio, estanho, cobre, zinco e prata também são convertidos em esculturas super originais pelos mestres artesãos alagoanos.

Couro

Proveniente da agricultura e da pesca do estado, o couro é cuidadosamente manuseado pelos nossos artesãos resultando em peças de vestuário e acessórios com estilos originais e repletos de identidade sertaneja.

Feiras de artesanato em Alagoas

Na orla da capital estão concentrados os maiores centros e feiras pra compra de artesanato local. A Feirinha do Artesanato da Pajuçara é a mais tradicional e já recomendada em nosso blog anteriormente. São dezenas de barraquinhas que oferecem camisas de recordação, esculturas, redes, roupas e acessórios de renda, além de castanhas e bebidas produzidas na terra. 

Mercado do Artesanato

Um pouco mais afastado das praias e mais próximo ao centro da cidade, no bairro da Levada, está o Mercado do Artesanato de Maceió. Lá, você terá uma experiência ainda mais completa de compras.

No local, administrado pela prefeitura, é possível encontrar trabalhos em couro, madeira, barro, renda, bordado, palha, cerâmica, entre outros.

Pavilhão do Artesanato

O Pavilhão do Artesanato, localizado no início da Praia de Ponta Verde – pertinho do nosso hotel, também possui produtos variados e um proposta mais parecida com a da Feirinha da Pajuçara. Certamente, é outra parada obrigatória para os turistas que querem conhecer mais da arte alagoana.

Gostou de saber um pouco sobre a cultura artesã e os lugares que você pode encontrar essas obras de arte? Maceió é riquíssima em todos sentidos – história e artesanato. E depois de um dia de muitos passeios e compras pelas as tradicionais feiras da cidade, nada melhor que um bom descanso em nosso hotel San Marino Maceió, ficamos localizados na rua Dr. Noel Nutels, 437 Ponta Verde Maceió. Excelente localização próximo de todas as feiras citadas no texto do blog. Não espere muito, faça sua serva no telefone (82) 2121-9000 e aproveite o melhor de nossa cidade.