Dica do Cheff: Como fazer uma deliciosa Brusqueta
1 de novembro de 2018
Dica do Cheff: Bolo de laranja com calda
14 de novembro de 2018

          Que tal comemorar o Dia do Homem com muita saúde? É o que esperamos para esse Novembro Azul. Mês dedicado a saúde e a prevenção contra o câncer de próstata – O segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

           Separamos nesse texto alguns dados e estatísticas sobre a saúde do homem nos últimos anos. Confira abaixo.

Dados

  • Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

  • A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

  • Considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Números e estatísticas

  • O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

  • Quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram por uma consulta com o urologista.

  • A cada 6 homens 1 tem a doença.

Fatores de risco

  • Raça: um estudo norte-americano revelou que homens da raça negra têm mais tendência a ter o câncer de próstata com taxa mais alta de mortalidade. Segundos os médicos, isso se dá por fatores genéticos e a orientação nesses casos é que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos.

  • Fator Idade: A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 50 anos devem realizar exames da próstata devido ao maior índice de incidência ser a partir dessa faixa etária.

  • Hereditariedade: pessoas com histórico familiar da doença.

           O câncer de próstata quando detectado precocemente, tem até 95% das chances de cura, por isso, fazer a prevenção é a melhor maneira de prever e tratar esse mal. Em Goiás, o Hospital Araújo Jorge é considerado referência no tratamento do câncer no Centro-Oeste, mas também atende pacientes de outras regiões brasileiras, em geral Norte e Nordeste (Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia).

           Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos e familiares a importância sobre manter a saúde do homem dia! Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? É só acompanhar agente nas nossas redes sociais Facebook Hotel San Marino e Instagram @hotel_san_marino_.